Filmes | Junho de 2021

O que assisti no sexto mês do ano

Stephanie D'Ornelas
3 min readJul 13, 2021
Cena de “Onde fica a casa do meu amigo?”.

Vi poucos filmes em junho, mas gostei de todos, então indico todos eles também! Na lista tem um filme fofinho iraniano, uma comédia em meio a um velório e um drama maravilhoso.

Onde fica a casa do meu amigo? (Khane-ye Doust Kodjast?)

1987

Descobri Onde fica a casa do meu amigo? no MUBI! Esse filme iraniano de 1987 é uma poesia em formato audiovisual, uma história singela e muito lindinha para encher o coração de amor. Ele acompanha a história de um menino de oito anos que pegou por engano o caderno de um amigo, e que faz uma longa jornada para tentar devolvê-lo para evitar que o amigo seja expulso da escola pelo professor rígido da turma. É bem legal ver a atuação das crianças e a vida nessa vila iraniana, que acabou destruída por um terremoto anos depois da filmagem.

Nota: 5/5

Shiva Baby

2021

Também descobri e assisti Shiva Baby no MUBI. É uma comédia maravilhosa que mescla incertezas da juventude, família, religião e segredos. Tudo se passa em uma shivá, um período de luto no judaísmo, quando a universitária Danielle se depara com uma série de encontros constrangedores. No evento cheio de familiares que a pressionam a falar sobre sua vida e planos futuros, ela encontra uma ex-namorada e seu sugar daddy secreto, que chega ao local com sua esposa e bebê. A única parte ruim é que isso não é uma série, porque adoraria continuar acompanhando a vida de Danielle!

Nota: 5/5

A Caça (Jagten)

2012

Depois de assistir Druk, que foi um dos meus preferidos deste ano, fiquei curiosa para ver outras produções do mesmo diretor, Thomas Vinterberg. Então resolvi ver A Caça, que já estava na minha lista, e achei um ótimo suspense/drama, que é pura agonia até o fim. A atmosfera desse filme lembra Druk, já que A Caça também é um filme dinamarquês com muitos atores em comum, incluindo o protagonista, Mads Mikkelsen. Mas as histórias não tem nada de semelhante. Em A Caça, tudo gira em torno de uma (aparentemente) falsa acusação de abuso sexual que uma criança faz contra o seu professor, que tenta provar sua inocência. É bem assustador ver o tamanho que a mentira toma ao longo do tempo e como isso pode acabar com a vida de alguém.

Nota: 5/5

Leia também:

Filmes | Janeiro de 2021 | 2020 nunca mais, O Fantástico Sr. Raposo, O Som do Silêncio, Hilary and Jackie, Viva — A Vida é uma Festa, Malcolm X

Filmes | Fevereiro de 2021 | Nomadland, Era o Hotel Cambridge, Dead Pigs

Filmes | Março de 2021 | Judas e o Messias Negro, Druk, Pieces of a Woman, No Coração da Escuridão, Buena Vista Social Club

Filmes | Abril de 2021 | Corpo Fechado, Amor à Flor da Pele, Bela Vingança, A Árvore da Vida, Helvetica

Filmes | Maio de 2021 | Monsieur & Madame Adelman, O Segredo de Brokeback Mountain, A Professora de Piano, Four Roads, Villa Empain, Por Trás de Seus Olhos (série)

--

--

Stephanie D'Ornelas

brazilian journalist writing about books, art, cinema and more | jornalista curiosa sobre o mundo. aqui escrevo sobre livros, arte, filmes e devaneios