Filmes | Agosto, setembro, outubro e novembro de 2021

O que assisti nos últimos meses

Stephanie D'Ornelas
4 min readDec 6, 2021
Paris, Texas

Nos últimos meses trabalhei tanto que não tive muito tempo para ver filmes como gostaria, por isso resolvi fazer um texto único sobre o que assisti desde agosto!

Cafarnaum

2018

Um filme libanês belíssimo e sensível que fala sobre infância dentro de uma realidade de muita desigualdade e miséria, mas também de pureza, empatia e amor. O enredo de Cafarnaum é centrado em Zain, um menino de 12 anos que vive em um cortiço com os pais e irmãos. Ele cuida das crianças mais novas e trabalha em uma mercearia. Quando vê os pais forçando a irmã mais nova a se casar, ele se revolta e abandona o lar. Nas ruas, encontra uma realidade tão dura quanto a que ele já estava inserido. É realmente uma obra que ficou marcada no meu coração. Está disponível no Prime Video!

Nota: 5/5

Paris, Texas

1984

Uma surpresa para mim no MUBI, Paris, Texas é um filme que deixou meu coração quentinho. O drama dirigido por Wim Wenders conta a história de Travis, um homem que ficou desaparecido por anos até ser encontrado vagando por um deserto no Texas. O filme vai se desenvolvendo com mais perguntas e mistérios do que respostas, mas isso só torna ele mais mágico! Lindo do início ao fim.

Nota: 5/5

O Convite (The Invitation)

2015

Não assisto muitos filmes de terror, embora esse seja mais de suspense do que outra coisa. Mas acabei assistindo The Invitation porque fiquei muito curiosa com a sinopse: Will dirige com Kira, sua nova namorada, para a casa da sua ex-esposa, que convidou eles e outros amigos para um jantar. Quanto mais o tempo vai passando, mais as situações vão ficando estranhas e tensas — parecendo-se cada vez mais com um culto obscuro do que uma confraternização entre colegas.

Nota: 3/5

Miss Violence

2013

Já começo dizendo que não recomendo esse Miss Violence para ninguém que não queira ver algo perturbador, porque essa história é repugnante. Desses filmes que acabam com o dia (ou com a semana, enfim). Outro filme que vi pela curiosidade mas até me arrependi um pouquinho. Não achei ruim, mas é pesado demais, envolve temas tensos que podem ser gatilhos para muitas pessoas.

Nota: 4/5

Moments like this never last

2020

Gostei muito de Moments like this never last, um documentário sobre a vida de Dash Snow, um grafiteiro e fotógrafo que foi uma figura importante da cena underground de Nova York no início do século 21. Nunca tinha ouvido falar dele antes de assistir esse filme, então foi uma surpresa interessante. Me fez pensar muito sobre o quanto a arte é um modo de vida para algumas pessoas de maneira tão natural quanto respirar. O que é escolha, o que é simplesmente a pessoa fazendo o que a alma dela precisa para viver? O documentário também traz reflexões sobre o mercado da arte: as pessoas ricas que se interessaram pelas produções de Snow o fizeram pela arte em si ou pelo lifestyle que ele apresentava ao mundo?

Nota: 4/5

Play it safe

2021

Play it safe é um curta de 13 minutos que está disponível no MUBI. Apesar de ser bem curto, é potente ao expor o racismo que um jovem negro sofre na escola de teatro que participa, em Londres.

Nota: 4/5

Leia também:

Filmes | Janeiro de 2021 | 2020 nunca mais, O Fantástico Sr. Raposo, O Som do Silêncio, Hilary and Jackie, Viva — A Vida é uma Festa, Malcolm X

Filmes | Fevereiro de 2021 | Nomadland, Era o Hotel Cambridge, Dead Pigs

Filmes | Março de 2021 | Judas e o Messias Negro, Druk, Pieces of a Woman, No Coração da Escuridão, Buena Vista Social Club

Filmes | Abril de 2021 | Corpo Fechado, Amor à Flor da Pele, Bela Vingança, A Árvore da Vida, Helvetica

Filmes | Maio de 2021 | Monsieur & Madame Adelman, O Segredo de Brokeback Mountain, A Professora de Piano, Four Roads, Villa Empain, Por Trás de Seus Olhos (série)

Filmes | Junho de 2021 | Onde fica a casa do meu amigo?, Shiva Baby, A Caça

Filmes | Julho de 2021 | A Bela e os Cães, Três Estranhos Idênticos, Em Nome de Deus, Minha Mãe é Uma Peça, Mare of Easttown (série)

--

--

Stephanie D'Ornelas

brazilian journalist writing about books, art, cinema and more | jornalista curiosa sobre o mundo. aqui escrevo sobre livros, arte, filmes e devaneios