Filmes | Julho de 2021

O que assisti no sétimo mês do ano

Stephanie D'Ornelas
5 min readAug 12, 2021
Cena da série Mare of Easttown. Fotos: Reprodução

Em julho assisti uns filmes cults, um documentário que explodiu a cabeça de todo mundo na Netflix, uma comédia e uma série maravilhosa. Abaixo escrevo um pouquinho sobre cada um deles! :)

A Bela e os Cães (Beauty and the Dogs)

2017

A Bela e os Cães é um drama baseado em fatos reais que é basicamente o pesadelo de qualquer mulher em forma de vídeo. Ele acompanha Mariam, uma jovem que é estuprada por policiais e que luta para tentar prestar queixa, mas como fazer isso quando quem deveria defendê-la passa a ser o algoz da situação?

O filme é dividido em nove cenas filmadas de maneira contínua. Para mim, isso tornou tudo mais angustiante de assistir, porque parece que estamos realmente acompanhando tudo ali como se estivéssemos ao lado da protagonista, sem cortes.

O drama se passa na Tunísia, o que foi mais um fator que me deixou com vontade de assistir! Não conheço muito do país e comecei a pesquisar mais sobre depois (eles estão vivendo uma crise política gigantesca no momento, inclusive). A Bela e os Cães está disponível no MUBI!

Nota: 4/5

Três Estranhos Idênticos (Three Identical Strangers)

2018

Fiquei muito curiosa ouvindo tanta gente falar sobre o documentário Três Estranhos Idênticos, disponível na Netflix, e me senti obrigada a assistir pois adoro histórias malucas da vida real. Tudo começa de maneira curiosa: por uma completa coincidência, dois jovens que frequentam a mesma universidade descobrem que são gêmeos que foram adotados por famílias diferentes. A história ganha muita repercussão, e um terceiro jovem idêntico a eles que lê uma matéria sobre o caso percebe que na realidade eles são trigêmeos.

Tudo corre às mil maravilhas a partir dali: os três irmãos viram praticamente celebridades nos Estados Unidos, todos se encantam pela história e pelo carisma deles. Mas, quando um jornalista começa a investigar o motivo deles terem sido separados quando eram bebês sem que as famílias que os adotaram soubessem que eles tinham irmãos, tudo começa a ficar mais sombrio… é dessas histórias que parecem surreais demais para terem acontecido de verdade, eu recomendo muito!

Nota: 4/5

Em Nome de Deus (The Magdalene Sisters)

2002

Em Nome de Deus é mais um filme disponível no MUBI! É mais uma história que infelizmente foi inspirada em uma história real: na Irlanda, jovens que eram consideradas “mulheres perdidas” — por terem deficiências físicas ou mentais, serem consideradas rebeldes, mães solteiras, prostitutas e até mesmo mulheres que foram estupradas — eram internadas em instituições chamadas de asilos de Madalena, que existiram entre o século 18 e o final do século 20.

Inicialmente, essas instituições católicas tinham a missão de “recuperar” essas mulheres para que pudessem se reintegrar à sociedade, mas no século 20 elas se tornaram uma espécie de prisão punitiva em que as mulheres eram obrigadas a trabalhar em regime escravo e sofriam todo tipo de abuso. É um filme bem forte e importante por ter resgatado essa realidade que existiu até bem recentemente: o último asilo de Madalena encerrou suas atividades em dezembro de 1996.

Nota: 4/5

Minha Mãe é Uma Peça

2013

Acho que os três filmes do Minha Mãe é uma Peça devem estar entre as comédias mais assistidas pelos brasileiros. E mesmo entre quem não assistiu, as chances de conhecerem a dona Hermínia são altas, já que era uma das personagens mais icônicas do Paulo Gustavo. Eu nunca tinha assistido o filme e me diverti bastante, aquela coisa de ficar feliz com um fundo de tristeza por lembrar da morte desse comediante tão maravilhoso que nos deixou este ano — mais um entre milhares de brasileiros que infelizmente morreram para uma doença quando já havia vacina, mas que o governo decidiu não comprar.

Neste ano comecei a escrever essas mini reviews por aqui pensando apenas em filmes, mas resolvi acrescentar séries que gostei também, como Mare of Easttoown!

Mare of Easttown

2021

Se você gosta de suspense, recomendo fortemente a minissérie Mare of Easttown, da HBO. A história gira em torno do desaparecimento de mulheres e um assassinato misterioso na pequena cidade de Easttown. Vemos tudo sob a perspectiva da detetive Mare Sheehan (Kate Winslet), que dedica a vida integralmente ao trabalho enquanto tenta empurrar questões pessoais para debaixo do tapete. A série é de investigação, mas vai muito além disso: ela se aprofunda na vida, nas relações e nos dilemas dos personagens, principalmente da Mare. É também sobre luto, saúde mental, maternidade, amizade.

Nota: 5/5

Leia também:

Filmes | Janeiro de 2021 | 2020 nunca mais, O Fantástico Sr. Raposo, O Som do Silêncio, Hilary and Jackie, Viva — A Vida é uma Festa, Malcolm X

Filmes | Fevereiro de 2021 | Nomadland, Era o Hotel Cambridge, Dead Pigs

Filmes | Março de 2021 | Judas e o Messias Negro, Druk, Pieces of a Woman, No Coração da Escuridão, Buena Vista Social Club

Filmes | Abril de 2021 | Corpo Fechado, Amor à Flor da Pele, Bela Vingança, A Árvore da Vida, Helvetica

Filmes | Maio de 2021 | Monsieur & Madame Adelman, O Segredo de Brokeback Mountain, A Professora de Piano, Four Roads, Villa Empain, Por Trás de Seus Olhos (série)

Filmes | Junho de 2021 | Onde fica a casa do meu amigo?, Shiva Baby, A Caça

--

--

Stephanie D'Ornelas

brazilian journalist writing about books, art, cinema and more | jornalista curiosa sobre o mundo. aqui escrevo sobre livros, arte, filmes e devaneios